Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013

TUTORIA E AFETIVIDADE NA EAD.


O tutor foi criado para preencher a lacuna que existe na EAD por conta do professor virtual, que com muitos alunos e distantes espacialmente, não conseguiria fazer essa mediação. Existe o tutor presencial: Aquele que esta em sala de aula, fazendo a mediação direta com os alunos. E existe também o tutor virtual: O que está presente nos fóruns virtuais, responde as duvidas pelo chat ou email, corrige as avaliações, tira duvidas que o tempo em sala não permite ao tutor presencial.
Os tutores, dessa forma, constroem os vínculos da afetividade, despertando as sensações de desconforto (que geram as duvidas), de prazer ao aprender e de realização quando o aluno acerta em uma tarefa. Assim, o tutor também é um professor, somente mais voltado para a afetividade do que para a transmissão de conteúdo. È muito pela tutoria que temos uma EAD permeada pelos sentimentos, o que humaniza uma forma de aprendizado dependente da tecnologia para ocorre.
A afetividade, impulsionada pelo trabalho do tutor, é o que mostra para o aluno que aprender é um processo humano, que as tecnologias são um meio e não um fim. A afetividade é quem faz a distância da EAD ser justamente seu antônimo: proximidade.

Publicado por Iuri Sacerdote



Nenhum comentário:

Postar um comentário