Professor Vinicius Jacob , Licenciado em História atua como tutor
presencial em curso de graduação e pós graduação na modalidade EaD - UNOPAR -
Salvador/BA – Polo Iguatemi I, há cerca de 13 anos.
Gêrda:Como o Senhor vê a evolução da
modalidade EaD?
Professor Vinicius: EaD é uma necessidade
que abrange várias regiões, atendendo assim, uma quantidade gigantesca de
pessoas, onde a educação “formal”, ou melhor presencial não alcançará, devido
as dificuldades de locomoção dos estudantes, tempo, etc. e também dificuldades
do Governo ou entidade Privada para estruturar uma Faculdade/Universidade. O
EaD é mais tecnologia do que mão de obra, lógico não se despreza a mão de obra,
pois esta impulsiona a tecnologia. Mas, nesta modalidade de ensino, a vida do
aluno não é dificultada, como no ensino presencial com uma aula a qual
acontece com uma média de 50 alunos , no virtual vocês tem mais atividades no
universo virtual.
Portanto a evolução vem sendo muito rápida, a velocidade que a
tecnologia assume é impressionante e não dá para voltar atrás, é um caminho de
ida sem volta. A qualidade do EaD se torna eficiente a partir da postura do
outro, ou seja é preciso que o aluno tenha consciência da sua formação, sendo
usada a palavra de ordem AUTONOMIA, sem ela não teremos profissionais
capacitados, não temos mais a educação bancária citada por Paulo Freire, temos
troca de informações, construção do conhecimento, o aluno é responsável pelo
seu aprendizado, é isto é magnífico!
Gêrda: Professor, o tutor presencial tem um papel importante na Modalidade Ensino a Distância, como o senhor ver o papel deste tutor?
Professor Vinicius: Sem dúvida, é uma
peça chave no processo! É importantíssima a interação do tutor (presencial ou
eletrônico), pois ele é o motivador e deverá interagir com os alunos, criando
assim um elo de afetividade entre eles (docentes, alunos e tutores).
Gêrda: Professor Quais são as
qualificações de um tutor na modalidade do EaD?
Professor Vinicius: Bem, hoje as
qualificações são bem mais exigidas, é necessário graduação pois ele será um
norteador das informações acadêmicas, e pós-graduação em especialização em EaD,
pois ele será o mediador e para tanto precisa ter o conhecimento, por exemplo:
mesmo que ele não seja um orientador de monografia, ele deverá ter
conhecimento, para dar um direcionamento aos alunos, pois posteriormente eles
receberão a orientação do orientador,mas antes tiveram o suporte para suas
dúvidas, várias atividades são orientadas pelo tutor eletrônico, o qual também
deverá ter suporte do tutor presencial, o tutor agirá paralelo ao universo do
EaD.
Gêrda: Quais são as maiores dificuldades ou obstáculos nesta modalidade ?
Professor Vinicius: Dificuldades eu diria
que, na qualificação, o correto é que o tutor tanto presencial como eletrônico,
o tutor tenha uma Licenciatura ou pós graduação em disciplinas voltadas para a
área da Educação, como por exemplo a pós-graduação do ensino superior, pois é
preciso que o tutor conheça a didática. O tutor que tem uma sala com alunos em
Pedagogia, deverá ser Licenciado na área de Educação, no caso de cursos
tecnológicos e bacharelados, a mesma coisa, sendo que com especialização também
em educação. Outro exemplo nos cursos de Administração, o tutor deverá ser
desta área, mas com uma especialização em educação, pois a principio todos
estão voltados à educação. Vale ressaltar que isto também ocorre no presencial.
Os obstáculos, eu vejo o pior deles que é o analfabetismo digital, pois
devido a isto muitos professores não usam a tecnologia, e o pior não gostam do
Ead e nem querem entender a proposta desta modalidade, preferem manter a
postura de “não gostar de tecnologias”, por outro lado temos os da geração Z,
já nasceram com a tecnologia “correndo na veia”, ou seja imersos a tecnologia,
ai é quem vem o confronto.Portanto, o primeiro passo é capacitar os
professores de gerações anteriores a Z, para utilizar as tecnologias.
Gêrda:Aspectos positivos e negativos do EaD?
Professor Vinicius: É difícil eu ver
aspectos negativos, pois sou fascinado por tecnologia, só vejo positivos, como
comodidade, espaço geográfico, horários flexíveis, acredito no melhor
aprendizado deste aluno que “corre atrás” das informações na internet, em
bibliotecas presenciais e virtuais, há interação de atividades lúdicas, no qual
hoje sabemos que estamos alfabetizando com tecnologia, chego a dizer que é a
única alternativa, pois as crianças já nascem usando a tecnologia! Há 13 anos
atrás a clientela em EaD era a faixa de 30 a 50 anos, agora tem expandido para
20 a 35 anos, então eu diria que na educação em si não existe , mas na
estrutura vejo dois pontos negativo o que eu pontuei anteriormente como
dificuldades, a qualificação correta do tutor para a área da tutoria e a faixa
salarial que apesar das exigências nas qualificações algumas
Faculdades/Universidades, tem diminuído a remuneração salarial, ficando muito
baixa.
Publicado por Gêrda Lustosa |
Quem fez, recomenda o curso de pedagogia da unopar salvador, ou não?
ResponderExcluirCom certeza. Um curso acompanhado por tutor extremamente motivador, competente e conhecedor da área. Disciplinas desenvolvidas com conteúdo pertinente e exploradas a contento. Vale a pena.
ResponderExcluir