Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013

ENTREVISTA AO TUTOR PRESENCIAL: PROFESSOR VINICIUS JACOB EM 27/02/2013 – LOCAL: UNOPAR SALVADOR/BA - POLO IGUATEMI I


Professor Vinicius Jacob , Licenciado em História atua como tutor presencial em curso de graduação e pós graduação na modalidade EaD - UNOPAR - Salvador/BA – Polo Iguatemi I, há cerca de 13 anos.


Gêrda:Como o Senhor vê a evolução da modalidade EaD?

Professor Vinicius: EaD é uma necessidade que abrange várias regiões, atendendo assim, uma quantidade gigantesca de pessoas, onde a educação “formal”, ou melhor presencial não alcançará, devido as dificuldades de locomoção dos estudantes, tempo, etc. e também dificuldades do Governo ou entidade Privada para estruturar uma Faculdade/Universidade. O EaD é mais tecnologia do que mão de obra, lógico não se despreza a mão de obra, pois esta impulsiona a tecnologia. Mas, nesta modalidade de ensino, a vida do aluno não é dificultada, como no ensino presencial com  uma aula a qual acontece com uma média de 50 alunos , no virtual vocês tem mais atividades no universo virtual.

Portanto a evolução vem sendo muito rápida, a velocidade que a tecnologia assume é impressionante e não dá para voltar atrás, é um caminho de ida sem volta. A qualidade do EaD se torna eficiente a partir da postura do outro, ou seja é preciso que o aluno tenha consciência da sua formação, sendo usada a palavra de ordem AUTONOMIA, sem ela não teremos profissionais capacitados, não temos mais a educação bancária citada por Paulo Freire, temos troca de informações, construção do conhecimento, o aluno é responsável pelo seu aprendizado, é isto é magnífico!


Gêrda:
 Professor, o tutor presencial tem um papel importante na Modalidade Ensino a Distância, como o senhor ver o papel deste tutor?

Professor Vinicius: Sem dúvida, é uma peça chave no processo! É importantíssima a interação do tutor (presencial ou eletrônico), pois ele é o motivador e deverá interagir com os alunos, criando assim um elo de afetividade entre eles (docentes, alunos e tutores).


Gêrda:  Professor Quais são as qualificações de um tutor na modalidade do EaD?

Professor Vinicius: Bem, hoje as qualificações são bem mais exigidas, é necessário graduação pois ele será um norteador das informações acadêmicas, e pós-graduação em especialização em EaD, pois ele será o mediador e para tanto precisa ter o conhecimento, por exemplo: mesmo que ele não seja um orientador de monografia, ele deverá ter conhecimento, para dar um direcionamento aos alunos, pois posteriormente eles receberão a orientação do orientador,mas antes tiveram o suporte para suas dúvidas, várias atividades são orientadas pelo tutor eletrônico, o qual também deverá ter suporte do tutor presencial, o tutor agirá paralelo ao universo do EaD.


Gêrda: Quais são as maiores dificuldades ou obstáculos nesta modalidade ?

Professor Vinicius: Dificuldades eu diria que, na qualificação, o correto é que o tutor tanto presencial como eletrônico, o tutor tenha uma Licenciatura ou pós graduação em disciplinas voltadas para a área da Educação, como por exemplo a pós-graduação do ensino superior, pois é preciso que o tutor conheça a didática. O tutor que tem uma sala com alunos em Pedagogia, deverá ser Licenciado na área de Educação, no caso de cursos tecnológicos e bacharelados, a mesma coisa, sendo que com especialização também em educação. Outro exemplo nos cursos de Administração, o tutor deverá ser desta área, mas com uma especialização em educação, pois a principio todos estão voltados à educação. Vale ressaltar que isto também ocorre no presencial.

Os obstáculos, eu vejo o pior deles que é o analfabetismo digital, pois devido a isto muitos professores não usam a tecnologia, e o pior não gostam do Ead e nem querem entender a proposta desta modalidade, preferem manter a postura de “não gostar de tecnologias”, por outro lado temos os da geração Z, já nasceram com a tecnologia “correndo na veia”, ou seja imersos a tecnologia, ai é quem vem o confronto.Portanto, o primeiro passo é  capacitar os professores de gerações anteriores a Z, para utilizar as tecnologias.


Gêrda:
Aspectos positivos e negativos do EaD?

Professor Vinicius: É difícil eu ver aspectos negativos, pois sou fascinado por tecnologia, só vejo positivos, como comodidade, espaço geográfico, horários flexíveis, acredito no melhor aprendizado deste aluno que “corre atrás” das informações na internet, em bibliotecas presenciais e virtuais, há interação de atividades lúdicas, no qual hoje sabemos que estamos alfabetizando com tecnologia, chego a dizer que é a única alternativa, pois as crianças já nascem usando a tecnologia! Há 13 anos atrás a clientela em EaD era a faixa de 30 a 50 anos, agora tem expandido para 20 a 35 anos, então eu diria que na educação em si não existe , mas na estrutura vejo dois pontos negativo o que eu pontuei anteriormente como dificuldades, a qualificação correta do tutor para a área da tutoria e a faixa salarial que apesar das exigências nas qualificações algumas Faculdades/Universidades, tem diminuído a remuneração salarial, ficando muito baixa.

Publicado por Gêrda Lustosa






2 comentários:

  1. Quem fez, recomenda o curso de pedagogia da unopar salvador, ou não?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Um curso acompanhado por tutor extremamente motivador, competente e conhecedor da área. Disciplinas desenvolvidas com conteúdo pertinente e exploradas a contento. Vale a pena.

    ResponderExcluir