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segunda-feira, 11 de março de 2013

O ALUNO NA EAD



Dentre as diversas interrogações, críticas e elogios que circundam a modalidade de ensino em Ead, não se pode deixar de enfatizar um dos principais personagens desse processo: O ALUNO. Como é o aprendizado de um aluno da modalidade Ead? Como é o seu cronograma de estudo? Ele consegue mesmo assimilar o que é transmitido? Por que a evasão é tão intensa? Que elementos seriam importantes para os alunos que pudessem diminuir essa evasão? Esses e outros pontos complementares serão discutidos logo a seguir.
O aluno da Ead também chamado de cursista ou aluno-professor vem sendo um dos principais alvos a serem beneficiados por essa nova modalidade de ensino, pois nela é possível, estudar e aprender, adquirir uma formação complementar ou até mesmo cursar uma graduação sem precisar se deslocar de seu local de residência, podendo desfrutar de certos “luxos” que o ensino presencial não possibilita.       
Ao aderir a essa modalidade o aluno deve ter em mente que está em um processo no qual ele será seu próprio professor, no que diz respeito à organização de horários e dedicação ao curso, ressaltando que a figura do tutor, mesmo sendo extremamente importante, não será responsável por “pegar na mão” do aluno para levá-lo a estudar. A autonomia deve estar presente nessa modalidade de ensino e quem ainda não sabe como despertar a sua, deve adquirir essa consciência antes de frequentar a Ead. O aluno é gestor de seu conhecimento, ou seja, é ele quem determina seus horários de estudo, bem como o local onde ele o fará. É ele também quem corre atrás, busca novas fontes de estudo, controla sua participação no curso e procura esclarecer suas próprias duvidas, sabendo sempre que pode contar com o apoio e suporte dos tutores, pois isso é importantíssimo para o desenvolvimento da autonomia.
Normalmente, os cursos em Ead apresentam recursos que possibilitem o estímulo do aluno em relação ao acompanhamento. A motivação passa então a exercer um importante papel na Ead, pois é através dela que serão buscados caminhos para se evitar a evasão, tanto por alunos como por especialistas no assunto. Segundo os próprios cursistas, é essencial a participação do tutor durante o acompanhamento, pois é através dele que terão a certeza de que “não estão sozinhos”, de que estão ou não no caminho certo e de que o próximo passo a ser dado, é realmente, o correto. A Atuação do tutor reflete diretamente na disciplina dos alunos. Se o tutor é muito evasivo e pouco atuante, provavelmente, o aluno também será assim, da mesma maneira que se um tutor for muito dedicado e participativo, o aluno será mais estimulado e motivado a participar com afinco de seu curso, diminuindo assim a evasão.
A modalidade Ead foi criada para facilitar a vida de pessoas de diversas faixas etárias, que busquem conhecimento e realização pessoal, mas, para isso é preciso que todos (alunos, tutores e professores) trabalhem em conjunto em busca de um objetivo comum: O cumprimento do objetivo do aluno, não esquecendo os elementos essenciais durante esse processo: MODA: Motivação, Organização, Dedicação e Autonomia.
Para finalizar, acessem este pequeno vídeo sobre o perfil do aluno em Ead. http://www.youtube.com/watch?v=mItFjZBM-rU .

Publicado por Edmo Magalhães


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